Nesta sexta-feira (24/12) o tempo será dominado pela presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que nada mais é do que um corredor de umidade bem configurado entre a região norte do continente até o oceano, que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas bem distribuídas. Desta forma, ao norte da região sudeste e sul do nordeste do brasil as instabilidades poderão ser intensas com a possibilidade do registro de episódios de tempo adverso e chuvas acima dos 100 mm no decorrer do dia.
A tendência é de que a ZCAS continue atuando pelos próximos dias, até pelo menos o início da segunda-feira (27/12) com um gradativo deslocamento para o norte, promovendo condições de chuvas intensas entre o norte do MT, PA, TO, MA, PI e BA. Ao mesmo tempo, no cone sul do país a tendência será de tempo seco, contudo a passagem de uma área de baixa pressão no domingo (26) poderá resultar em pancadas de chuvas isoladas e com características típicas de verão.
Saiba como fica o tempo em cada região:
Região Norte
As chuvas ganham abrangência sobre a região norte, porém ainda com um comportamento de pancadas esparsas. A tendência é de que os maiores volumes ocorram sobre o estado do TO, devido à maior influência da ZCAS. Já ao norte da região, em particular ao norte do AP, as chuvas também poderão ganhar intensidade graças à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Região Nordeste
As instabilidades ganham intensidade, sobretudo no sul da região, podendo inclusive provocar episódios de tempo adverso no sul da BA. Um dos fatores que contribuem para o aumento das instabilidades na região, é a atuação da ZCAS, que fortalece o corredor de umidade entre a região amazônica e o oceano. Com isso, há mais umidade disponível na atmosfera reforçando as nuvens carregadas. As projeções indicam acumulados que podem superar a marca dos 100 mm no sul da BA, além de várias outras localidades adjacentes, onde as chuvas podem superar os 50 mm pontualmente. Ao sul do PI também há condições para o registro de chuvas fortes, assim como no centro do estado do MA, mas de forma isolada. O tempo fica firme apenas no litoral do MA, PI, grande parte do CE e RN.
Região Centro-Oeste
A atuação da ZCAS, contribui para a manutenção das instabilidades em grande parte do centro-oeste, particularmente na metade norte da região. Assim, as chuvas poderão ser volumosas ao norte do GO, superando a marca dos 50 mm no decorrer do dia, além de várias localidades registrando chuvas acima dos 30 mm. Todavia, em algumas áreas como no pantanal sul-mato-grossense e norte do MT, as instabilidades ocorrem, mas de forma mais isolada e com menor intensidade se comparadas ao dia anterior.
Região Sudeste
O tempo volta a ter o predomínio do sol na metade sul da região, ao passo que as chuvas ganham intensidade sobre o norte do sudeste. As chuvas ao norte do estado mineiro poderão superar os 80 mm pontualmente no decorrer do período, isso por conta da atuação da ZCAS, que também manterá o dia mais encoberto sobre o estado do ES e com condições para chuvas a qualquer momento do dia. Sobre o RJ e litoral paulista, os ventos que sopram do mar em direção à costa, favorecem o suporte de umidade e consequentemente a formação de nuvens carregadas, porém sem condições para chuvas volumosas.
Região Sul
O domínio da área de alta pressão mantém o tempo firme em grande parte da região sul, sobretudo na metade oeste dos estados. Por outro lado, os ventos oceânicos poderão provocar pancadas de chuvas no litoral de SC e do PR, sendo que no norte do litoral paranaense as chuvas poderão ser mais volumosas, contudo, os volumes ficarão abaixo dos 10 mm no decorrer do dia. Outro destaque para a região fica por conta da previsão de baixos índices de umidade relativa do ar, que poderão ser inferiores aos 20% nos horários mais críticos no oeste do RS. ( AGROLINK )