O Centro de Inteligência do Leite (CILeite), da Embrapa Gado de Leite, divulgou, nesta segunda-feira (20), nota sobre a conjuntura econômica do agronegócio do leite em 2021. “A produção brasileira de leite vem sofrendo as consequências das mudanças nos custos de produção, que aumentaram 34,5% no acumulado em 12 meses até outubro de 2021, segundo o ICPLeite/Embrapa”, constatam os especialistas da empresa de pesquisa agropecuária.
Alimentação concentrada, produção e compra de volumosos, sal mineral, energia e combustíveis foram os itens que tiveram maiores altas, pontua o boletim do CILeite.
Para o produtor de leite, houve queda real nos preços recebido em cerca de 4% em relação a 2020, deflacionados pelo ICPLeite. A margem sobre o concentrado recuou 5% no mesmo período, levando a uma redução na rentabilidade do setor produtivo”, diz a publicação.
Segundo a análise da Embrapa, “no ano de 2021, a média dos preços reais está em R$ 2,33/litro, o que deixa uma margem bruta de R$ 0,15/litro sobre o preço histórico. O aperto nas margens dos produtores acabou desestimulando a produção e acelerando o processo de evasão da atividade. ( AGROEMDIA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário