Resolução publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado (DOE) atesta que as cidades da região de Garça (70 quilômetros de Bauru) são notórias na produção de café. O documento irá integrar o processo liderado pelo Conselho do Café da Região de Garça (ConGarça) em busca da conquista da Indicação Geográfica (IG) Cafés da Região de Garça (leia mais abaixo).
O levantamento histórico e a delimitação da área produtora de café da região de Garça compreende 14 municípios - Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Cafelândia, Duartina, Fernão, Gália, Garça, Guarantã, Júlio Mesquita, Lucianópolis, Lupércio, Marília, Ocauçu e Vera Cruz.
Segundo a Prefeitura de Garça, um produto com Indicação Geográfica (IG) passa a ser reconhecido pela qualidade diferenciada vinculada ao território de produção ou extração e ao conhecimento dos produtores da região. "Entre os benefícios diretos da IG, estão o diferencial em relação aos similares, a agregação de valor e a organização social dos produtores, que passam a agir coletivamente como defensores da IG contra a utilização indevida do nome protegido", ressalta em nota.
"Indiretamente, a região é beneficiada pelo desenvolvimento econômico em outros ramos da economia, uma vez que passa a ser mais divulgada. O desenvolvimento do turismo vinculado à produção de café em toda a região é um dos exemplos".
(JCNET )
Nenhum comentário:
Postar um comentário