O Laboratório Regional de Araçatuba do Instituto Biológico (IB-APTA) e a APTA Regional de Andradina , ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, , realizaram o XXVII Treinamento em Brucelose, Tuberculose e EETS para médicos veterinários de todo território nacional que queiram atuar no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), entre 21 e 30 de setembro.
Para executar as atividades de diagnóstico a campo e participar do programa de certificação de propriedades livres das enfermidades, sob a supervisão das Secretarias de Agricultura dos Estados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) habilita médicos veterinários que tenham sido aprovados em cursos de treinamento em métodos de diagnóstico e controle de Brucelose e Tuberculose previamente reconhecidos pelo Ministério.
Além da Brucelose e da Tuberculose, o curso também promove o treinamento dos profissionais no reconhecimento e coleta de material adequado para o diagnóstico das Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (EETs) dentre as quais inclui-se a enfermidade conhecida como a “Doença da Vaca Louca” A brucelose e a tuberculose são enfermidades infecciosas que acometem animais e provocam sérios prejuízos na produção de carne e leite. São reconhecidas como importantes zoonoses. ( INSTITUTO BIOLÓGICO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário