Às 6h38 deste sábado (20) começou oficialmente o outono no Brasil. Nos próximos dias, todas as regiões do Brasil passarão pela fase de transição, que tem como característica uma redução nos volumes em todas as regiões. Durante o mês de abril os sistema responsáveis pela formação de chuvas nesta época do ano, as frentes frias, devem se tornar menos frequentes.
Região Sul: A tendência, de acordo com a consultoria, é de chuva abaixo na média histórica. Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano.
Sudeste: Também é esperado uma redução nos volumes de chuva a partir de abril. Segundo a consultoria, ainda são previstas chuvas, podendo ser registrados acumulados acima da média história no centro-norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Centro-Oeste: As previsões indicam chuvas bem distribuídas na primeira quinzena de abril no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, os volumes acima da média. Já em Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser menos frequente, com volumes abaixo da média.
Nordeste: No mês de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais afastada da costa norte do Nordeste. Com isso, a previsão é de pouca chuva em grande parte da Região.
Norte: No mês de abril, o posicionamento da ZCIT irá favorecer a formação de mais chuva entre o norte do Amazonas e Pará, em Rondônia e no Amapá. Nas demais áreas da Região, as chuvas devem ser mal distribuídas, com volumes abaixo da média histórica. ( CLIMATEMPO )
Nenhum comentário:
Postar um comentário