O botulismo em bovinos é uma intoxicação e infecção alimentar que se dá quando o animal ingere alimento ou água contaminada com a bactéria Clostridium botulinum, presente no ambiente ou ainda como consequência da baixa ou nenhuma mineralização, da falta de correção do solo, e da carência de nutrientes na dieta. A doença causa paralisia motora progressiva por isso também é conhecida como doença da vaca caída.
O Clostridium botulinum pode permanecer no solo e em matéria orgânica por longos períodos, sem causar doença. Porém, quando encontra um ambiente favorável de anaerobiose, ou seja, sem oxigênio, os esporos germinam e produzem neurotoxinas.
As taxas de mortalidade são grandes e, por isso, os prejuízos no Brasil chegam a cerca de R$ 500 milhões por ano. Bovinos confinados também podem adquirir a intoxicação de forma esporádica quando alimentados com silagem, feno ou ração mal conservados.
A multinacional argentina Biogénesis Bagó, anunciou uma vacina contra o botulismo a ser comercializada ainda a partir deste mês. Com o nome comercial Botulinogen é uma vacina bivalente e específica para proteger contra a doença, disponibilizada em apresentações de 20 doses e de 50 doses. ( AGROLINK )
Nenhum comentário:
Postar um comentário