Neste final de semana o predomínio da Alta da Bolívia - ventos de altitude que favorecem a formação de nuvens carregadas - na região central do continente, aliada com o forte calor, alta disponibilidade de umidade, juntamente com a presença de uma frente fria no oceano contribui para a formação de nuvens carregadas em grande parte do país, desde a região norte, centro-oeste e sudeste.
Entretanto, no sul do território nacional, o destaque será para uma forte onda de calor, especialmente na metade oeste da região no domingo.
Sábado 18/12
Ainda sob a influência da Alta da Bolívia, as chuvas continuam concentradas sobre grande parte da região centro-oeste, norte e sudeste. Além disso, as instabilidades se alinham com a presença de uma frente fria no oceano, na altura da costa do ES.
Desta forma são esperadas chuvas intensas sobre o sul do MT, leste de MG, novamente no sul da BA, norte do MT, AC e pontualmente na parcela central do AM. As chuvas continuam presentes no oeste de SP, porém com uma distribuição mais irregular, se comparado aos últimos dias.
Na região nordeste, as condições de chuvas ainda são pequenas, sobretudo no interior da região. Contudo o forte calor e a presença de umidade poderá resultar em chuvas pontuais sobre o MA, norte do PI e oeste da BA. Já no litoral, a tendência é de que as condições para chuvas diminuam neste sábado.
Outro destaque do dia 18, é a forte massa de ar quente e seco que atua na região sul, provocando influências no tempo até mesmo no sul do MS. Os termômetros poderão se aproximar da marca dos 40°C no oeste de SC e sudoeste do PR, diminuindo também os índices de umidade do ar nos horários mais críticos. Por outro lado, os ventos oceânicos favorecem a formação de chuvas isoladas no leste e SC, PR e leste de SP
Domingo 05/12
A massa de ar seco que atua no sul, ganhará ainda mais intensidade no domingo, diminuindo as condições de chuvas até mesmo no interior de SP. O calor também ganha intensidade, particularmente no oeste do RS, onde as temperaturas podem passar da marca dos 40°C e os índices de umidade ficam abaixo dos 20%.
Contudo, a passagem de um sistema de baixa pressão poderá resultar em algumas pancadas de chuvas isoladas entre o noroeste do RS e oeste de SC. Mas ressalta-se que as chuvas serão irregulares e sem provocar acumulados expressivos.
Nas demais áreas do país, as condições continuam muito semelhantes ao tempo de sábado. A diferença fica em relação ao aumento das chuvas sobre o oeste da BA e de PI e a diminuição das instabilidades sobre o oeste de SP esul de MG. ( NOTÍCIS AGRÍCOLAS )
Imagem: Marcel Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário