sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

SUPERMERCADOS EUROPEUS BOIOTAM CARNE BOVINA BRASILEIRA

 Seis cadeias de supermercados europeias, incluindo Sainsbury’s no Reino Unido e Carrefour na Bélgica, vão parar de vender alguns ou todos os produtos de carne bovina do Brasil, depois que uma investigação ligou a carne exportada ao desmatamento da floresta tropical, informa o Business Green, site especializado em economia verde.

 Além de prejuízos econômicos, o bloqueio das redes supermercadistas da Europa tem potencial para aranhar a imagem internacional da bovinocultura brasileira.

O anúncio das cadeias de supermercados europeias ocorre pouco depois de a China ter autorizado a retomada das importações de carne bovina do Brasil. Os embarques para o país asiático foram suspensos pelo governo federal em 4 de setembro último, devido à ocorrência de dois casos atípicos da doença da “vaca louca”, um em Minas Gerais e outro em Mato Grosso.

 O retorno dos envios ao mercado chinês – maior comprador do produto brasileiro – animou a indústria frigorífica nacional, que agora está diante do bloqueio europeu.

Segundo a jornalista Carla Araújo, do UOL, integrantes do governo consideram a medida como protecionismo econômico europeu. “A avaliação feita por membros do governo é de que a Europa tem, aos poucos, ampliado suas restrições com um aparente viés ambiental.” O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ainda não se pronunciou sobre a decisão das redes de supermercados europeus. ( AGROEMDIA )

Foto: AEN/Gov. PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...