O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa deste ano em 14 estados.
A medida atende a pedido de entidades representativas dos produtores e apoiada pelo Serviço Veterinário Estadual (SVE). A ampliação do prazo ocorre em função da necessidade de remanejamento de doses de vacinas para algumas regiões.
Nesta etapa, são vacinados bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade, para a maioria dos estados brasileiros, conforme o calendário nacional de vacinação. Ao todo, segundo o Mapa, devem ser imunizados cerca de 78 milhões de animais.
Para os pecuaristas de Tocantins e Mato Grosso, a prorrogação vale até 10 de dezembro. Em Goiás, a data-limite vai até 11 de dezembro, e em Alagoas e Amapá, até o dia 15. Para os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, a ampliação vai até 20 de dezembro.
O Ceará tem prazo até o dia 24 deste mês; Bahia e Pará devem concluir a imunização até o dia 30. Já os produtores do Maranhão, do Piauí e de São Paulo terão até dia 31 de dezembro para realizar a vacinação.
“O Mapa, com apoio do Sindan, tem monitorado diariamente a situação da produção e distribuição de vacinas contra a febre aftosa nas unidades Federativas.
Reforçamos que há vacina suficiente para toda a população alvo desta etapa de novembro de 2021”, destaca o diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Moraes. ( AGROEMDIA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário