As plantas cultivadas sofrem com o ataque de pragas, doenças e com a concorrência imposta pelas plantas daninhas. Para minimizar os danos, os agricultores lançam mão de uma série de estratégias, que normalmente tem impacto muito grande nos custos de produção. Algumas espécies de plantas daninhas são capazes de provocar queda significativa na produtividade de uma cultura.
A Buva, espécies de planta daninha muito comum nas lavouras da região centro-sul do Brasil, de acordo com alguns pesquisadores apresenta grande potencial de redução da produtividade. No caso da soja, 2,7 plantas de buva m-2 são capazes de reduzir em até 50% a produtividade. No caso do milho, a Buva pode comprometer até 92% da produtividade, quando não controlada.
Com esses dois exemplos fica claro o poder de competição desta terrível planta daninha. Quando analisamos a sua capacidade de produzir sementes verifica-se que apenas uma planta é capaz de produzir de 100 a 200 mil sementes. Essa quantidade de sementes dá ideia do quanto é grande a capacidade de dispersão desta espécie. ( EMBRAPA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário