Uma megaoperação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Receita Federal e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (Seapdr), apreendeu 350 toneladas de produtos e insumos agropecuários irregulares.
A ação aconteceu em 16 cidades do estado com objetivo de combater importações, comércio e trânsito irregular desses produtos na região de fronteira. Ao todo, 126 autos de infração foram emitidos, com multas que podem chegar a R$ 1,148 milhão.
A operação, denominada Ronda Agro IX, do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), foi realizada no período de 27 de setembro a 2 de outubro.
Apreensões
Foram apreendidas três toneladas de soja contrabandeadas; cinco toneladas de milho contrabandeados; 5,5 toneladas de produtos para uso na alimentação animal, irregulares ou contrabandeados; 88,6 toneladas de produtos de origem animal; 123,4 toneladas de sementes e 130,58 toneladas de agrotóxicos, além de 10.858 garrafas de bebidas contrabandeadas (vinhos, espumantes e cervejas) e 439 produtos de uso veterinário.
Também foram encontrados 391 bovinos, 127 equinos, quatro javalis e um javaporco em situação irregular ou com suspeita de terem sido contrabandeados, e identificados dois portos clandestinos. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário