Com a chegada do outono, surgem as baixas temperaturas e o clima seco. Essa combinação pode causar uma série de doenças respiratórias no seu cachorro. Entre elas está a traqueobronquite infecciosa canina, vulgarmente conhecida como a “gripe canina”, uma enfermidade que atinge o sistema respiratório canino.
A doença ainda debilita o sistema imunológico do animal, fazendo com que ele fique mais propenso a desenvolver outras doenças em simultâneo, ou até mesmo o agravamento do problema respiratório para uma pneumonia, por exemplo.
Os sintomas mais característicos da doença, são:
- Tosse contínua – que pode ser confundida com engasgos, podendo ocorrer vômitos.
- Coriza/corrimento nasal;
- Espirros;
- Febre;
- Letargia;
- Falta de apetite.
Atualmente, as formas de prevenção contra a gripe canina são simples e muito eficazes. Elas giram em torno de duas grandes ações: a vacinação e o fortalecimento imunológico do animal.
Além disso, é importante também evitar o contato com animais infectados.
A vacinação contra a gripe canina faz parte dos protocolos comuns e iniciais de vacinação de filhotes caninos. O fortalecimento imunológico pode ser realizado atentando para a boa alimentação do animal, e com o reforço da suplementação.
O tratamento é realizado a base de medicamentos específicos para o trato da doença e que auxiliam o fortalecimento do organismo do animal como um todo.
Em casos mais extremos, medicamentos específicos para o tratamento de órgãos debilitados devido ao avanço da doença também podem ser receitados pelo veterinário.
É muito importante que todo o tratamento seja receitado por um médico veterinário, assim como o diagnóstico. Somente dessa forma é possível garantir uma recuperação rápida, efetiva e sem maiores complicações.
Med. Vet. Dr. Thiago Verzegnossi da Silva - CRMV-SP -30.287 - ( UNIPET )
Nenhum comentário:
Postar um comentário