Uma megaoperação conjunta entre os órgãos de defesa agropecuária dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul foi realizada entre os dias 19 e 26 de maio de 2021 na região fronteiriça dos dois estados com a participação de 39 servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que atuam junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, com o apoio de amplo número de policiais militares rodoviários e funcionários do DER. O objetivo da ação conjunta foi inibir o trânsito irregular de animais, vegetais e produtos de origem animal entre os dois estados, visando assegurar a manutenção do privilegiado status sanitário que ambos possuem e garantir alimentos seguros para os consumidores.
No estado de São Paulo 1.638 veículos foram abordados, contendo 8.542 bovinos, 53 equinos, 274.200 aves e 360 suínos, que foram inspecionados. Também foram fiscalizados 936.640 ovos férteis, 4.005 toneladas de produtos de origem animal e 2.050 toneladas de produtos de origem vegetal. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária realizou sete apreensões, seguidas de destruição de produtos de origem animal, que somaram 10,5 toneladas e seis apreensões seguidas de destruição de 150 mudas clandestinas. No total, foram lavrados 55 autos de infração, cuja soma dos valores das multas pode chegar a R$ 624.833,39.
No mesmo período, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) realizou intensa fiscalização de forma ininterrupta no lado sul-mato-grossense. A fronteira entre os dois estados é demarcada pelo Rio Paraná e conta com seis rodovias de interligação. No lado paulista, de Rubinéia (no noroeste do estado) à Rosana (no sudoeste), toda a extensão foi alvo de intensas fiscalizações por equipes que se revezavam de manhã, de tarde e à noite. Esta já é considerada a maior operação de fiscalização volante já realizada pela Coordenadoria em seus quase 23 anos de existência. ( SECRTARIA DA AGRICULTURA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário