sábado, 5 de junho de 2021

AMAZONAS A PRINCESA COBIÇADA PELO MUNDO - V -

 SOLO AMAZÔNICO

O solo amazônico é em geral e pela sua própria natureza extremamente pobre, é bastante arenoso e possui uma fina camada de nutrientes que se forma da decomposição de folhas frutos e animais mortos. Essa camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região. Em áreas devastadas, as chuvas fortes “lavam “o solo carregando os nutrientes, É o processo de lixiviação (Operação de separar de certas substâncias, por meio de lavagem, os sais nelas contidos), que deixam os solos amazônicos ainda mais pobres. Apenas 14% de todo o território por der considerado fértil para a agricultura.

Mas se essa pequena parte é fértil, 

perguntamos: 


como existem tantas árvores? Simples esse 

equilíbrio ecológico. Neste processo a camada 

de húmus em um papel fundamental; aos poucos os nutrientes presentes no solo são rapidamente absorvidos pelas raízes das árvores, e estas plantas, por sua vez, tornam a liberar nutrientes para enriquecimento do solo. Trata-se de uma constante reciclagem de nutrientes, é um processo cíclico, se eliminarmos as árvores e ciclo acaba, é o que está acontecendo nas regiões desmatadas. Apenas pouco mais de 10% são agricultáveis.
Preservação da floresta amazônica apenas centrada no carbono é arriscada, alerta estudo da Embrapa (Foto: Embrapa-PA/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...