terça-feira, 8 de junho de 2021

ACRE RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DE ÁREA LIVRE DE AFTOSA

 O rebanho bovino no Estado do Acre recebeu o reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A notícia foi dada através de uma live com participação da Ministra do Meio Ambiente Tereza Cristina e parlamentares dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Amazonas e do Mato Grosso, estados que também obtiveram o mesmo reconhecimento no dia 27 de maio de 2021.

No Acre, o rebanho não precisa mais ser vacinado contra a doença desde setembro de 2020, quando entrou em vigor a instrução normativa editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que reconhece essas áreas como livres de febre aftosa sem vacinação.

Para que a área seja livre de aftosa é necessário que haja um sistema de vigilância bem informado. A Embrapa Acre, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), estruturou o banco de dados deve informações sobre o rebanho bovino, dentro dos critérios propostos pelo Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA), do MAPA e requisitos internacionais.

“Trabalhamos com informações que são a base para os trabalhos de vigilância, dando condições para que analistas e técnicos no Idaf em todo estado possam acessar e atualizar tais dados, principalmente os dados georreferenciados, que obtiveram mais de 90% de acerto.( EMBRAPA )

O rebanho bovino no Estado do Acre recebeu o 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...