O número de jovens que residem no meio com maior nível de escolaridade apresentou alta nos últimos dez anos. Segundo dados da Dados do Relação Anual de Informações Sociais (Rais), de 2009 a 2019, o ensino médio completo entre jovens do meio rural aumentou 98% em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o levantamento, divulgado pela Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), também houve aumento de 37% no número de jovens com ensino superior completo. Os dados indicam que, motivados pelo momento importante da agropecuária no mundo, os jovens do campo que anteriormente migravam para os centros urbanos, estão fazendo o caminho inverso: investindo em conhecimento para atuarem em empreendimentos rurais.
“O avanço na escolaridade desse público foi estimulado pelas transformações no campo. O perfil da agropecuária moderna, com uso de tecnologias na produção e aprimoramento na gestão econômico-financeira das propriedades, exige profissionais cada vez mais qualificados com capacidade para se adaptar ao novo contexto”, acredita Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS.
Para ele, a capacitação é essencial para que a transição de gerações à frente dos negócios rurais aconteça tranquilamente, com êxito, abrindo janelas para novas ideias, tecnologias e conceitos. “O Senar/MS está atento a esse momento, oferecendo capacitações gratuitas, de qualidade e adaptadas à realidade atual”, define Galvan. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário