Um galpão bem iluminado proporciona conforto e evita que os animais fiquem estressados. O programa de iluminação também está relacionado ao consumo de ração e, consequentemente, ao ganho de peso e à qualidade da carcaça dos animais. Assim, o investimento em iluminação adequada se paga com o bom desempenho dos frangos.
O programa de luz pode variar de granja para granja. Pode ser constante, quando as aves ficam expostas à luz sem interrupções; intermitente, quando existem ciclos de luz intercalando entre acesa e apagada; ou crescente, quando os períodos de luz acesa vão aumentando conforme a idade das aves. Um sistema bastante utilizado funciona assim: primeiro dia, 24 horas de luz; segundo ao sétimo dia, 1 hora de escuro; oitavo ao último dia, 8, 6 e 5 horas de escuro.
A iluminação também tem a ver com o tipo dos galpões, que podem ser fechados por paredes ou por cortinas. Os cortinados podem ser azuis, pretos ou até brancos, interferindo na iluminação a partir da luz do sol e modificando a percepção da iluminação interna. As cortinas devem estar bem vedadas. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário