A Embrapa informou que o apodrecimento de vagens de soja, observada em lavouras de diversas regiões do Brasil, pode estar relacionado a fatores ligados “ao ambiente desfavorável e à sensibilidade de determinadas cultivares”. “O ambiente desfavorável trata-se, muito provavelmente, de estresses térmicos, com elevadas temperaturas, associadas com déficit hídrico”, disse a Embrapa em nota.
“Quanto às cultivares de soja, as observações a campo sugerem existir variabilidade genética para sensibilidade a esse problema.” Além disso, a Embrapa ainda estaria desenvolvendo trabalhos de pesquisa para ampliar as hipóteses e suas interações em parceria com outras instituições e empresas.
Segundo a empresa, o problema é caracterizado pelo apodrecimento de grãos e vagens, causando redução de produtividade de até 20% e perda da qualidade de grãos e ocasionando níveis de desconto por grãos avariados que chegam a 30%. Ainda conforme o comunicado, o apodrecimento de vagens vem sendo observado em especial em Mato Grosso. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário