O cultivo está sendo feito desde 2017 no Brasil com bons resultados para os produtores. As características do sorgo gigante boliviano, ou sorgão, como seu volume de produção, que alcança mais de 100 toneladas de matéria verde por hectare em dois cortes por ano, bom enraizamento, o que o torna mais tolerante à estiagem, e alta palatabilidade chamaram atenção dos pecuaristas. Entretanto, é importante que o produtor saiba quais são os pontos de atenção para produzir a silagem do modo adequado.
O que faz do sorgão uma boa opção de volumoso para o gado é sua resistência aos veranicos por conta de seu sistema radicular. Ele tem uma estrutura de raiz de aproximadamente quatro metros e é muito efetivo, destacou Sawa.
A variedade também apresenta boa palatabilidade aos animais. Ele é um híbrido de sorgo moderno, então ele vem com muitos açúcares, de 12 a 14% de açúcares. Isso auxilia muito na fermentação da silagem. Uma fermentação de qualidade é fundamental para uma boa silagem e esses açúcares também trazem mais palatabilidade para o animal, que dificilmente vai refuga. ( GIRO DO BOI )
Nenhum comentário:
Postar um comentário