A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), possui alta tecnologia para o desenvolvimento de cultivares de milho de alta qualidade aos produtores. Entre as cultivares especiais destacam-se o híbridos de milho pipoca IAC 125, IAC 367 e IAC 98 e na canjica amarela, o híbrido IAC 3330, que tem maior teor de caroteno. Já no caso do milho verde, utilizado tanto para o consumo direto como para a confecção de bolos, curais, pamonhas e sucos, o destaque vai para o híbrido IAC 8053.
Há mais de 30 anos, o Departamento de Sementes,Mudas e Matrizes (DSMM), ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), da Secretaria, faz testes de melhoramento de sementes de milho variedade, que são mais rústicas, adaptadas a qualquer solo e sem maiores gastos de produção. As principais cultivares são: AL-Avaré, AL-Piratininga, CatiVerde, AL-Bianco e AL-Paraguaçu.
A Secretaria de Agricultura também contribui para o uso do milho pela indústria de alimentos e bebidas, sendo que o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) desenvolve trabalhos com milho verde em conserva, farinhas e flocos para sopas, sorvetes, iogurtes e cremes tipo curau.
O Instituto estuda a produção de pamonhas com substituição da palha por embalagens flexíveis termorresistentes para armazenamento sob refrigeração e/ou congelamento e também para a elaboração de suco de milho em embalagens assépticas para armazenamento em temperatura ambiente. ( SECRETARIA DA AGRICULTURA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário