O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estimou como vai se comportar o clima no Brasil nos meses de janeiro e fevereiro. Com atuação do fenômeno La Niña o Sul deve seguir experimentando a estiagem enquanto outras regiões terão chuvas em abundância, como Norte e Nordeste, na região sudeste a previsão indica que as chuvas permanecerão acima da média em São Paulo e faixa litorânea da Região Sudeste. Em Minas Gerais, a previsão indica chuvas abaixo da média, principalmente no noroeste mineiro. Até fevereiro a previsão indica o predomínio de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, exceto no centro-norte de Minas Gerais, onde as temperaturas deverão ser acima da média. condição prevista indica um excedente na quantidade de água no solo em praticamente toda a Região Sudeste, com exceção do norte de Minas Gerais e Espírito Santo, onde são previstos déficits hídricos nos meses de janeiro e fevereiro.
Em diversas áreas da Região Norte, a previsão climática indica maior probabilidade que as chuvas em janeiro e fevereiro/2021, deverão ocorrer acima da média climatológica, exceto no leste do Pará e em Tocantins, onde existe uma tendência das chuvas ocorrem abaixo da média.
Na região Nordeste a previsão indica chuvas próximas ou acima da média na metade norte da região. Algumas localidades sobre sudeste do Piauí, interior de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, bem como em grande parte da Bahia, as chuvas previstas serão abaixo da climatologia.
Para a Região Sul, as previsões climáticas indicam que as chuvas serão abaixo da média nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, as chuvas previstas devem ser acima da média. ( AGROLINK )
Nenhum comentário:
Postar um comentário