sexta-feira, 5 de novembro de 2021

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO REALIZA O 1º CONCURSO DE CAFÉ CANÉFORA DE SÃO PAULO

 Representando o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, o secretário-executivo, Francisco Matturro, esteve na APTA Regional de Adamantina, no 1° Concurso de Café Canéfora de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura.

O primeiro concurso de café Canéfora Paulista é um marco por fomentar a produção desse tipo de café em terras paulistas.

"O que está acontecendo aqui é fruto da pesquisa. Com os R$52 milhões de investimentos em pesquisa, feitos com recursos do Tesouro paulista nos Institutos da Secretaria, iniciativas como esta irão aumentar", ressaltou Matturro.

De acordo com Fernando Nakayama, diretor da unidade e responsável pelo evento, o café Canéfora (Robusta ou Conilon) é uma opção sustentável de renda, principalmente para o pequeno produtor.

"A Secretaria de Agricultura acredita nessa ideia, por isso, selecionamos esse material para ofertar um produto seguro para o desenvolvimento sustentável dos produtores", comentou Nakayama.

O objetivo do evento é avaliar a qualidade do produto paulista. Assim, o concurso organizado pela Secretaria recebeu 28 amostras, de 24 produtores, de 13 municípios paulistas.
Segundo o diretor da APTA Regional, Daniel Gomes, a qualidade do café do oeste paulista está acima da média.

"Serão produzidos artigos científicos, validando a qualidade do café nas duas principais metodologias, a SCAA (metodologia dos Estados Unidos) e a do Programa de Qualidade do Café (PQC), pela qual o Ita é uma das entidades credenciadas para o teste", falou Gomes.

Atestaram a qualidade do café as pesquisadoras do Ital (Instituto de Tecnologia dos Alimentos) Aline Garcia e Kátia Cipolli, e do Sindicafé, Camila Arcanjo.

O evento contou com a participação de pesquisadores da Secretaria, entre eles do IAC, IEA, APTA Regional e Ital, além de técnicos da CATI além de outras representatividades. ( secretaria da agricultura e abastecimento- sp - ) 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...