O governo federal lançou nas redes sociais uma campanha de conscientização sobre o risco da peste suína africana chegar ao país. O vídeo de animação apresentado é protagonizado por um porco piloto de avião.
O personagem traz informações dos cuidados que os viajantes precisam ter para não trazer essa doença para o solo brasileiro, em um momento em que estão sendo retomadas em maior volume as viagens internacionais.
Não há registro no Brasil de casos de peste suína africana, doença para a qual não há vacina ou tratamento e que já chegou há mais de 50 países.
O vírus é transmitido pelo contato direto entre suínos infectados, pela ingestão de alimentos de origem suína contaminados com o vírus ou contato com materiais (calçados, roupas, veículos, equipamentos, etc.) contaminados com o vírus.
Sinais clínicos da PSA
O Ministério da Agricultura (Mapa) disponibiliza em seu site informações a que o suinocultor precisa estar atento para saber se os seus animais estão com a peste suína africana.
São características da PSA: febre alta, suínos amontoados, pneumonia, aborto, perda de apetite, conjuntivite, fraqueza, emagrecimento, manchas avermelhadas na pele, vômito, diarreia e morte repentina.
Caso algum suíno apresente sintomas, o ministério lembra que o produtor deve avisar o Serviço Veterinário Oficial (SVO) de seu estado. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário