Animal de grande porte, carne macia, abate precoce e adaptação a diferentes climas. Essas são algumas das características da raça bovina de corte que nasceu no Paraná e comemora cinco anos do seu reconhecimento oficial pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o purunã.
Para celebrar a data, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) lança o projeto Unidades Referência Purunã para disseminar a raça ainda mais, buscando ganhar espaço no mercado de carnes.
O projeto prevê a capacitação de técnicos e a seleção de produtores para criação de animais com a assessoria do IDR-Paraná.
Em outubro, foi realizada a primeira etapa. Técnicos das regiões dos Campos Gerais e do Vale da Ribeira participaram de um treinamento para conhecer melhor as características da raça.
Numa segunda etapa, esses mesmos técnicos serão capacitados para dar assistência a produtores escolhidos pela entidade, para receber touros da raça pura para reprodução.
O purunã é resultante de cruzamentos das raças charolês, aberdeen angus, caracu e canchim. Ao associar o melhor dessas quatro raças, os especialistas apontam que animais purunã são capazes de manter alto desempenho em diversas condições de relevo e de temperatura ambiente.
Com isso, interessam aos mais variados perfis de criadores, do mais simples ao mais especializado, para uso em confinamento ou manejados em pastagem. ( CANAL RURAL )
Nenhum comentário:
Postar um comentário