sábado, 6 de novembro de 2021

GADO PURUNÃ GANHA PROJETO DE DISSEMINAÇÃO NO PARANÁ

 Animal de grande porte, carne macia, abate precoce e adaptação a diferentes climas. Essas são algumas das características da raça bovina de corte que nasceu no Paraná e comemora cinco anos do seu reconhecimento oficial pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o purunã. 

Para celebrar a data, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) lança o projeto Unidades Referência Purunã para disseminar a raça ainda mais, buscando ganhar espaço no mercado de carnes. 

O projeto prevê a capacitação de técnicos e a seleção de produtores para criação de animais com a assessoria do IDR-Paraná. 

Em outubro, foi realizada a primeira etapa. Técnicos das regiões dos Campos Gerais e do Vale da Ribeira participaram de um treinamento para conhecer melhor as características da raça.

Numa segunda etapa, esses mesmos técnicos serão capacitados para dar assistência a produtores escolhidos pela entidade, para receber touros da raça pura para reprodução.

O purunã é resultante de cruzamentos das raças charolês, aberdeen angus, caracu e canchim. Ao associar o melhor dessas quatro raças, os especialistas apontam que animais purunã são capazes de manter alto desempenho em diversas condições de relevo e de temperatura ambiente.

Com isso, interessam aos mais variados perfis de criadores, do mais simples ao mais especializado, para uso em confinamento ou manejados em pastagem. ( CANAL RURAL )

gado purunã

Foto: IDR-Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...