Ao longo desta semana, o mercado de café foi impactado por um movimento de alta nos preços, tanto no Brasil como nas bolsas internacionais. Dentre os motivos para a valorização está a preocupação com a oferta global.
A perspectiva ainda é de possíveis problemas no fornecimento do grão no mundo. De acordo com a Organização Internacional do Café, a produção do grão em nível mundial foi calculada em 169,64 milhões de sacas de 60kg em 2020/21, um ligeiro crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período anterior. Para o Brasil, a produção para 2021/22 deverá ser de 56,3 milhões de sacas de 60 kg, segundo o USDA, queda de 19% em comparação com a produção recorde do período anterior, de quase 70 milhões de sacas.
As exportações também são um fator de preocupação para o setor. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), alguns gargalhos contribuíram para que em outubro as exportações brasileiras registrassem queda de mais de 23% na comparação com igual mês do ano anterior, com o país embarcando pouco mais de 3,4 milhões de sacas. ( CANAL RURAL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário