Sabe aquele cafezinho expresso encorpado do restaurante, a capsula de casa ou a bebida gelada de café do supermercado? Todos esses produtos têm como ingrediente o café canéfora. No passado, esse tipo de café era usado apenas para produção do solúvel, mas hoje, é uma matéria-prima importante para produtos de alto valor agregado e que ganham cada vez mais a mesa dos consumidores.
Pensando melhorar qualidade desse café produzido no Estado de São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza a primeira prova de café canéfora paulista da história do Estado, em 4 de novembro, às 8h, em Adamantina.
O objetivo do evento é avaliar a qualidade do produto paulista e incentivar que os produtores utilizem práticas de manejo, colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento visando a qualidade do produto final. "Grande parte das indústrias brasileiras que utilizam o café canéfora como matéria-prima estão no Estado de São Paulo, por isso, é estratégico termos produção de alta qualidade no Estado, já que essas indústrias têm um alto custo de logística para trazer o café de Rondônia ou do Espírito Santo, somando ainda questões tributárias ao frete", explica Fernando Nakayama, pesquisador da APTA Regional de Adamantina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário