segunda-feira, 27 de setembro de 2021

NA EXPORTAÇÃO DE CARNE E FRANGO, PREÇOS DO BRASIL EVOLUEM MENOS QUE DOS EUA

 Dados da FAO comparando a evolução de preços dos EUA e do Brasil na exportação de carne de frango (produto in natura, exclusivamente) apontam que nos 10 anos transcorridos entre 2010 e 2019 os dois países registraram, em valores relativos, evolução muito similar.

Assim, embora boa parte do período tenha sido marcada por forte redução dos preços recebidos, Brasil e EUA chegaram a 2019 com, praticamente, a mesma paridade registrada em 2010, ano-base da análise.

Com a pandemia (2020) isso muda de figura. Em detrimento dos preços brasileiros. Pois enquanto o produto norte-americano sofreu redução anual de 1%, o do Brasil sofre queda de quase 13%.

E ainda que, a partir de janeiro de 2021, tenha ocorrido valorização constante dos preços brasileiros (acompanhada, inicialmente, também pelos EUA, mas interrompida a partir de maio passado), a paridade anterior não foi recuperada. ( RURAL NEWS/MS ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...