quinta-feira, 30 de setembro de 2021

CATI/CDRS REGIONAL SÃO PAULO ORGANIZA COLETIVO PARA AQUISIÇÃO DE SEMENTES PRODUZIDAS PE SAA

 Pelo terceiro ano consecutivo, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) Regional São Paulo organiza um pool de agricultores que tenham interesse em adquirir sementes produzidas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, via Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM). Este ano, 37 agricultores manifestaram interesse na aquisição, somando 345kg de sementes de milho, com predominância para o CATIVerde e o AL Paraguaçu − variedade produzida de forma orgânica.

As sementes foram disponibilizadas pelo Núcleo de Produção de Sementes de Itapetininga, unidade pertencente ao DSMM, e a entrega foi realizada no Parque da Água Branca, na capital paulista, no dia 21 de setembro. As sementes adquiridas são compartilhadas entre os membros do coletivo (pool) e guardadas para plantios posteriores.

Segundo Hemerson Calgaro, diretor da CATI/CDRS Regional São Paulo, “o perfil é de agricultores familiares que têm a produção de milho como fonte de renda, comercializando não somente para os diversos canais de venda direta, no caso do milho verde, mas também para alimentação animal, cultivos certificados orgânicos, manutenção e perpetuação do germoplasma, já que a semente do DSMM, por ser milho variedade, permite ao agricultor semear parte do que colheu na safra anterior”. Outro fato interessante a ser apontado é a crescente participação feminina no cultivo do milho, “metade do grupo é formado por mulheres”, acrescenta Calgaro. ( SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENRO/SP )


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...