No município de Tietê, dia 31, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e o secretário-executivo, Francisco Matturro, visitaram o Núcleo de Produção de Mudas de Tietê, ligado ao Departamento de Sementes e Mudas da CATI/CDRS.
Recepcionados por Walkiria Nicolosi Cury, diretora da unidade, Alexandre Grassi, coordenador da CATI/CDRS, técnicos e servidores, Borges e Matturro conheceram a área de produção de mudas e o Laboratório de Micropropagação
O Núcleo produz mudas frutíferas comerciais como figo, pecan, caqui e morango. Um dos diferenciais da CATI é a produção e comercialização de mudas nativas em saquinhos, que reduz substancialmente as perdas no campo.
No Laboratório de Micropropagação são produzidas mudas de morango com alta qualidade genética e sanitária. Anualmente, a CATI produz e comercializa cerca de 30 mil matrizes de morango, sendo grande parte destinada à associação de produtores. No campo, essas matrizes geram nove milhões de mudas. O trabalho traz como resultado cerca de oito mil empregos diretos e indiretos.
Itamar Borges comentou com os presentes sobre os projetos que devem ser lançados em breve para o setor, como uma cartilha para o produtor se adequar ao PRA e o programa Agro Seguro. O secretário também falou sobre os R$ 52 milhões para os Institutos da Secretaria. ( SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário