No estado de São Paulo, o pinhão é predominantemente encontrado na região da Serra da Bocaina, próximo à fronteira com Minas Gerais e Rio de Janeiro, nos municípios de Cunha, São José do Barreiro, Areias e Ubatuba. Também é encontrado na região da Serra da Mantiqueira, em Santo Antônio do Pinhal e São José dos Campos. A safra de pinhão é finalizada basicamente em junho, sendo que a comercialização se estende de forma mais intensificada até julho, em algumas regiões.
No município de Cunha, a coleta do pinhão é tão tradicional que se tornou tema do evento anual de maior destaque da cidade. Todo ano, normalmente em meados de abril, é realizada a Festa do Pinhão, que dinamiza a economia local e aumenta a renda dos produtores.
O pinhão entra no mercado consumidor como alimento. Pode ser feito com pinhão doces, frango ensopado, sopa, cordeiro ao molho de pinhão e diversos aperitivos. O pinhão também é consumido puro, cozido ou assado. É rico em minerais e vitaminas do complexo B, vitamina C, fósforo, cálcio, magnésio e zinco. Possui também proteínas e gorduras monoinsaturadas. ( CONAB )
Nenhum comentário:
Postar um comentário