terça-feira, 25 de maio de 2021

INSTITUTO DE ZOOTECNIA REALIZA PESQUISA DE MILHO CONSORCIADO COM PLANTAS FORRAGEIRAS

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), pesquisas com sistemas integrados envolvendo a produção de milho. A pesquisadora do IZ, Karina Batista, explica que nos sistemas integrados de produção agropecuária, o milho consorciado com plantas forrageiras tem sido utilizado para recuperação de áreas degradadas, produção de grãos e silagem para alimentação animal, por propiciar ganhos econômico e ambiental.

Em se tratando dos ganhos econômicos, ao se utilizar a cultura do milho, aspectos que estavam sendo esquecidos como a correção da acidez e a reposição de nutrientes ao solo, bem como o melhor escoamento da água, começam a ser adequados e, dessa forma, a área é corrigida e os custos dessa correção é dissipado com a produção dos grãos. Já em relação aos ganhos ambientais, é possível citar melhorias na qualidade do solo e da água e maior aproveitamento no uso do solo e como consequência redução na emissão de gases de efeito estufa

Nessa prática, apenas as linhas do milho têm sido adubadas, pois as recomendações do nitrogênio não consideram as possíveis variações provenientes do cultivo consorciado. “Entretanto, a produção de grãos, forragem e palha e o manejo do nitrogênio estão entre as principais dificuldades encontradas pelos agricultores”, ressalta Karina.

Por esta razão, Karina enfatiza que melhorar as recomendações de nitrogênio em cultivo consorciado é fundamental para aumentar a produção do milho e a qualidade das plantas forrageiras, “sem que ocorram perdas de nitrogênio para o meio ambiente”. ( INSTITUTO DE ZOOTECNIA )

Foto area do experimento - Crédito da foto: Karina Batista/IZ

Foto area do experimento - Crédito da foto: Karina Batista/IZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...