CONAB: COMPRA DE CARNE SEÍNA BRASILEIRA PELA CHINA SOBRE 40% NO 1º QUADRIMESTRE
De acordo com o boletim AgroConab, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os preços da carne suína no mercado interno estão em queda nos últimos meses, cenário típico do período atual em que a demanda interna diminui.
As exportações continuam bem aquecidas, com a forte demanda chinesa, que aumentou em 40% o volume neste primeiro quadrimestre de 2021, comparado ao mesmo período de 2020. Chile, Argentina e Filipinas também aumentaram expressivamente suas importações, indicando que as vendas para o mercado externo em abril podem ter chegado a 100 mil toneladas.
Bovinos:-
Segundo o AgroConab, o valor da arroba da carne bovina teve uma valorização de mais de 50% desde abril de 2020, reflexo das incertezas da pandemia, aumento dos custos de produção e menor oferta de animais para o abate. As exportações também já estão 2% acima do volume observado no mesmo período de 2020, sendo a China o maior importador, que aumentou em 22% o quantitativo adquirido. Destaque para EUA e Filipinas, que também aumentaram expressivamente as importações.
Frango:- Mesmo com preços mais atrativos do que a carne bovina, a Conab observa que houve elevação no preço da carne de frango no mercado nacional, principalmente pelo alto nível da demanda e das exportações. A alta nos custos de produção refletiu nas cotações do frango vivo e congelado neste ano. O aumento ao produtor em São Paulo é de 90,83%, mas no atacado paulista, é de 29,73%, o que indica dificuldade de repasse dos aumentos de custo ao longo da cadeia” segundo Conab.
Nenhum comentário:
Postar um comentário