quinta-feira, 6 de maio de 2021

BRASILINAUGURA UNIDADE MISTA DE PESQUISA DO CACAU

O Brasil ganhou, nesta quarta-feira (5), uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) do Cacau, localizada em Ilhéus (BA). A inauguração foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por intermédio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

 A ministra da Agricultura, Tereza Cristina anunciou que serão investidos R$ 4,7 milhões em quatro linhas de pesquisa, além de transferência de tecnologia entre as instituições. A parceria para a UMIPI alia o conhecimento da Ceplac - responsável por um dos maiores bancos de germoplasma de cacau do mundo -  e a infraestrutura da Embrapa com seus laboratórios de pesquisa genética e tecnologia.

O local deve impulsionar a revitalização da cacauicultura e o alcance da meta de autossuficiência na produção de cacau até 2025. Para cumprir a meta, segundo a ministra, é necessária a união da cadeia produtiva e uso intensivo de tecnologia. "Em busca da meta de autossuficiência, esperamos conseguir destinar, ao longo dos  próximos dois anos, cerca de R$ 15 milhões ao setor. Promoveremos a expansão da área plantada, a ampliação da produtividade e a melhoria do produto", disse a ministra

O Brasil já foi o 2º maior produtor mundial de cacau, e, atualmente, ocupa a 7ª posição, atrás de Costa do Marfim, Gana, Equador, Camarões, Nigéria e Indonésia. ( AGROLINK )

Imagem: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...