Produtores de mudas interessados nos novos clones de seringueira selecionados pela Embrapa Cerrados (DF) apontam a produtividade e a opção de diversificação como principais as vantagens dos 14 novos materiais comercializados em oferta pública para multiplicadores no final de 2020. Eles estiveram na Unidade em dezembro do ano passado e no início deste ano para retirar os lotes de hastes clonais solicitados e se mostraram animados diante da perspectiva de elevação do preço da borracha natural em 2021.
Além de serem mais produtivos, o que pode trazer maior rentabilidade do setor produtivo, os novos clones representam um número maior de materiais que podem ser disponibilizados ao mercado. Região tradicional de seringais, Goianésia foi um dos locais onde os clones foram avaliados e selecionados – Planaltina (DF) e Pontes e Lacerda (MT) foram os outros dois pontos.
O viveirista acompanhou os testes desde a implantação e verificou que a produtividade superior não é a única vantagem dos novos clones: “Muitos deles têm características desejáveis, como vigor, resistência a pragas e doenças, resistência a quebramento e a possibilidade de produção de madeira. Você consegue agregar muito valor a um projeto observando essas características, além de reduzir custos”. ( EMBRAPA )
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) - www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Foto: Breno Lobato
Nenhum comentário:
Postar um comentário