segunda-feira, 22 de março de 2021

PARANÁ – CONDIÇÕES CLIMÁTICAS INFLUENCIAM EM PREÇOS PAGO A PRODUTORES DE CEBOLA E MARACUJÁ

 As condições climáticas registradas no início deste ano no estado paranaense trouxeram impactos diferentes para agricultores de cebola e maracujá. Enquanto o preço pago pelo bulbo produzido subiu em cerca de 45%, as cotações para a fruta chegaram a registrar uma queda de 40%, conforme análise dos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O menor preço pago ao agricultor da fruta se explica pela qualidade do produto, afetada pelo excesso de umidade registrado em janeiro nas áreas de plantio, que manchou os frutos causando a depreciação dos valores. O clima mais seco de fevereiro nas zonas de produção do maracujá contribuiu para a elevação das cotações, no entanto a alta foi abaixo da esperada pelos agricultores, tendo em vista o aumento na oferta em razão da intensificação da colheita.

Já os valores recebidos pelos produtores de cebola passaram de R$1,55 o quilo para R$2,25. A alta pode ser explicada tanto pelo encerramento do ciclo da cultura quanto pela menor produção. A produtividade foi impactada pelo clima desde o início do plantio, Os produtores de alho também receberam mais pela comercialização do produto. O aumento de quase 25% no preço é causado pelo baixo estoque atual. ( CONAB) 

Condições climáticas influenciam em preço pago a produtores de cebola e...  - Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...