sábado, 30 de janeiro de 2021

PESQUISA IDENTIFICA ABELHA NATIVA CAPAZ DE PRODUZIR MEL BRANCO

 Uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul foi capaz de identificar uma espécie de abelha nativa sem ferrão, a guaraipo (Melipona bicolor), capaz de fabricar mel branco. O estudo é feito em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), PUC e Ulbra.

O mel branco, conhecido como mel monofloral feito a partir do pólen de uma planta predominante, é característico do município de Cambará do Sul e bastante apreciado pelo sabor delicado.

Na pesquisa foi possível identificar a principal planta utilizada na produção do mel branco pelas guaraipos: a árvore carne-de-vaca (Clethra scabra), que, assim como a abelha, é uma espécie nativa da floresta de araucárias da região dos Campos de Cima da Serra.

A investigação sobre a espécie foi sugestão de um meliponicultor da região que, a partir das próprias observações, já havia notado que esta espécie de abelha nativa também produzia mel branco. ( CANAL RURAL )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPORTAÇÃO DE OVO CRESCEM 81,5% EM 2021, DIZ ABPA

  As   vendas de ovos   para o mercado internacional (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 11,3 mil to...