A pergunta é comum a vários criadores e traz muitos problemas, principalmente para bezerros que estão mamado ou que acabaram de ser desmamados – a requeima.
O médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, esclareceu a dúvidas de diversos pecuaristas sobre o tema.
“O seu bezerro provavelmente tem uma dermatite originária de uma fotossensibilização hepatógena. A fotossensibilização é uma sensibilidade da pele à luz solar. a requeima. “Pode ser causada por dois fatores: um fator químico, pela ingestão ou contato da pele com substâncias químicas, ou uma contaminação biológica, que é o caso mais comum que ocorre nas nossas fazendas”.
Os animais se contaminam ingerindo pastagens de Brachiaria decumbens (ou braquiarinha) que estão contaminadas pelo fungo Pithomyces chartarum. Com a incidência da luz solar a essa pele sensível, esses animais vão desenvolver essas dermatites, que podem ocorrer tanto na região da virilha, cauda, na região da orelha, em volta dos olhos e dos lábios e também no dorso dos animais. São as regiões mais sensíveis”.]COMO CURAR REQUEIMA DE BEZERROS:e tirar esse animal do pasto de Brachiaria decumbens, levar para um pasto sombreado de outra variedade forrageira, levar esse animal para o curral ou um outro local que esteja limpo, arejado, que não seja contaminado e fazer o tratamento tópico desse animal.( giro do boi )
Nenhum comentário:
Postar um comentário