Episódio da série Embrapa em Ação tratou do avanço das pesquisas agropecuárias no Brasil que viabilizam a produtividade agrícola em solo arenosos, ainda um dos grandes desafios do setor no País. Sistemas como plantio direto na palha aliados a fertilização do solo e rotatividade de culturas podem compensar a dificuldades de produzir em locais com este tipo de solo.
Viabilizar o cultivo agrícola em solos arenosos representaria a subida a um outro patamar de produção, visto que até 10% do solos dentro das áreas agrícolas do Brasil têm esta característica.
“O que viabilizou essa agricultura em solos arenosos foi o sistema plantio direto, quando nós começamos a aplicar o conceito de que não se deve arar e gradear o solo, que se deve fazer uma rotação de culturas, que se deve manter culturas de cobertura, que se deve fazer o controle de tráfego. Aí nós conseguimos as altas produtividades nestes solos arenosos”, contextualizou o pesquisador da Embrapa Solos Pedro Luiz de Freitas, engenheiro agrônomo, mestre em hidrologia aplicada, doutor em agronomia e ciência do solo e pós-doutor pelo IRD/França. ( EMBRAPA )
Nenhum comentário:
Postar um comentário