A área agrícola segurada no país alcançou o recorde de 13,7 milhões de hectares em 2020, um aumento de aproximadamente 98% em relação ao ano passado, representando aproximadamente 20% da área total agrícola. As operações de pecuária tiveram um crescimento de 400%. Para o café, as operações de seguro cresceram 217% e a cana-de-açúcar, 42%.
Segundo o diretor do departamento de gestão de riscos do ministério da Agricultura (Mapa), Pedro Loyola, o ano foi de virada para o seguro agrícola “Nós conseguimos dobrar a área de seguro rural, que em anos anteriores não passava de 10% de área com cobertura. Com os bons resultados de 2020, temos a expectativa de ampliar em 20% os resultados deste ano”, projeta.
O dirigente fala dos recursos disponibilizados para o seguro rural, que possibilitaram ampliar a área de proteção das lavouras de café, por exemplo. No passado, o número de apólices para a cultura que era de 3 mil chegou a 8 mil neste ano.
Apesar do crescimento da área agrícola segurada, Loyola diz que o produtor ainda é reticente quando o assunto é contratação do serviço. ( M.A. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário